sexta-feira, maio 05, 2006

Marcelino da Mata Heroi Português



«Quem controlava quase toda a tropa nativa era eu .Tudo o que eu falava eles ouviam O PAIGC só tinha cerca de 2000 homens e nós tinhamos à volta de 40 000. Cada companhia que estava na Guiné era constituida por uma só etnia,por isso, cada companhia queria mostrar que era melhor do que a outra.Dizem que o PAIGC tinha uma zona libertada na Guiné, mas eu ia para onde queria, com quatro, cinco seis, sete ou oito homens.Eu tinha um corneteiro e quando chegavamos ao meio do mato eu mandava-o tocar a corneta. Só depois é que iamos para cima do PAIGC. Mandava tocar a corneta para eles verem que eu ia a caminho e que não tinha medo»

«Mas eu nunca renunciei à nacionalidade portuguesa. Houve um animal na Admistração Interna que me disse «O Sr foi colonizado»Eu disse -Eu nunca fui colonizado!Os meus antepassados foram colonizados , mas eu não. EU NASCI NUMA NAÇÃO CHAMADA PORTUGAL.

Quantos milhares de pessoas de pessoas mataram depois do 25 e Abril ? Foram 7447 mortos, numero que nunca houve durante a guerra»
Marcelino da Mata, «A Guerra de África 1961/64» Circulo dos Leitores

7447 mortos, assassindos, martires da Pátria todos PRETOS

Eu também Marcelino eu também nasci numa Nação chamada Portugal, e para mim continua a ser a mesma: Não reconheço os decretos que a amputaram.

12 Comments:

Blogger Vítor Ramalho said...

Enquanto o MIRN existiu o Cap. Marcelino da Mata aparecia muitas vezes em reuniões e comícios.
Lembro-me do Comício do Porto que deu porrada com os comunas e onde o Cap. Ainda deu uma mãozinha.

4:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Será que ainda existirão heróis portugueses por aí???

Aqui http://www.militar.org.ua/phpBB2/viewtopic.php?t=8962&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=portugal&sid=ca15356e37dc1c5037592c679b1a861f
Foro Militar General - Foro moderado para la discusión civilizada sobre asuntos militares, política de defensa, historia militar y temas afines

Discute-se a anexion de Portugal!!!

:(((

7:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Herói? Assassino? Criminoso de guerra? Justiceiro?
Eu chamar-le-ia "máquina de matar"
Só quem o conheceu pessoalmente (como eu) na Guiné, pode ter uma ideia aproximada do terror que MM incutia nos guerrilheiros do PAIGC.
O cornetim era um homem pequeno e franzino.
Conheci MM quando o seu grupo era de apenas 15 homens.
Comandos e para-quedistas eram lançados na mata em levas de cinco helicópeteros. Com MM eram igualmente cinco helicópeteros, só que dois iam vazios para iludir os guerrilheiros.
Inicialmente só utilizavam os três helis necessários...só que bem podiam tocar a corneta que de guerrilheiros nem rasto.
Rambo só há um o Marcelino da Mata e mais nenhum!

3:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Rambo só há um o Marcelino da Mata e mais nenhum!"

Rambo é uma ficção do cinema. O camarada comando Marcelino da Mata, é uma realidade.

Mamma Sume

Yuyaric

4:49 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sou Ana Rocha Duarte casada com Humberto Duarte Sargento-mor O.E.ainda no activo,que foi reintegrado no exército como deficiente das F.A.com 40% de stress de guerra.Acontece que conheço muito bem Marcelino da Mata que me chama carinhosamente de madrinha. Conheço também afilha dele a Irene e outra que não recordo o nomeque vivia na Rinchoa.Tinha o nº de telefone do Marcelino mas ele mudou o nº, disseram-me que tabém já não mora em S. Marcos onde vivia.Sou de pele branca mas nasci em Moçambicana e o Marcelino dizia sempre que eu era preta quando o meu marido ou outro ex-combatente não o ouvia,ele dizia: "madrinha diz a esse branco que se cale, falo contigo que és preta como eu e me entendes"Cheguei a almoçar em casa dele e ele na minha na Rinchoa . Preciso urgentemente de entrar em contacto com o Marcelino da Mata.Tenho de lhe dar uma triste noticia mas tem de ser, o "papa-formigas" da Guiné Sargento mor Humberto Duarte trava a ultima batalha, tem um cancro no pancreas já com ramificações no figado.O clarim toca e os dois combatentes têm muito pouco tempo para se encontrarem. Por favor ajudem-me a porpocionar este encontro,um dos ultimos desejos do meu marido.
Tudo de bom para vocês

1:51 da tarde  
Blogger Unknown said...

Bom dia

Ana, tente na Associação de Comandos devem de ter o contacto.

Mamma Sume

Yuyaric

1:06 da manhã  
Blogger caçador said...

eu como portugues nunca vi coisa tao ruim como o 25 se todos os portugueses fossem herois como marcelino da mata nao teria esse 25 e todos os srs quem o pranderam no minimo teriam que ser jolgados e terem o direito de se defenderem e provar porque isso acontçeu a justiça acho que no minimo iria dar a todos os senhores que estiveram envolvidos no minimo 60 anos de prisao claro em regime fechado e sem direito a sair da cela e os senhores que o prenderam ainda estam vivos como portugues só posso escrever 25 COVARDES TODOS

7:05 da manhã  
Blogger caçador said...

e tambem tirarem o dr.MARCELO CAETANO o homem mais honesto que portugal já teve aliás teve varios homens honestos mas os do 25 nenhum deles foi honesto e já se passaram quase 40 anos e até hoje ainda nao apareceu 1 se queriam fazer o 25 nao precisavam nem prender o dr. MARCELO CAETANO era só levalo para casa e dar segurança a ele porque doido ele estava para sair do poder e ele tinha casa para morar e era só mas os meninos do 25 só fizeram asneiras para o meu querido portugal escrevo porque eu estive defendando portugal em angola e era portugal nao tenham dúvidas de isso nao era minha mas era de portugal.

7:50 da manhã  
Blogger caçador said...

a nao tem mais portugues esses pulhas do 25 eram e sao gatunos e nada mais prenderem marcelino da mata isso foi obra do sr. otelo dos vascos e comunistas e até agora nao descubriram quem prendeu e bateram nele deveria ser uns 20 pilantras e ele já deveria estar amarrado.porque se estivesse dezamarrado ele dava porrada nos 20 bandidos e fui saúde bom portugues que já vai fazer 71 anos força amigo sou de pele branca mas te vi muitas vezes ok

9:52 da manhã  
Blogger Unknown said...

este é o numero da mulher dele
966977245

1:50 da tarde  
Blogger Mario Tito said...

Estive na Guiné 14 anos e meio. primeiro como militar - FAP - depois como Civil. Abri O Pelicano, O Ninho de santa Luzia, A Tabanca. Passei lá a independencia. Trabalhei com MOMO TURE e prederam-me 4 empregados ex-tropas no Exercito Português. Nunca mais os vi. No dia 21 de Março, foram ao meu restaurante A TABANA e prederem 3 o outro era muçulmano e estva na mesquita. Chamava-se Demba Djassi, filho de um capitão de 2ª linha como lhe chamvam. Ele tinha sido ex-fuzileiro. Ordenaram o encerramento do restaurante, com 4 "cals-te-ó-ti-fodes" (kalhasnikofs) apontadas a mim.

Fui para frente do Comanda da Policia para saber como era com o fecho do restaurante. 21 de março, 75. Só via camiões e mais camiões caregados de gente humana. Foi uma rasia que fizeram

Gostava de entrar em contacto com ex-tropas Guineenses, no contexto de formular perguntas para poder acabar um livro.

Meu nome é Mario Serra de Oliveira ou, se quiserem, Mário da Tabanca ou Mario do NINHO. Como queiram. Um abraço Fraterno.

7:37 da tarde  
Anonymous PAULO CORDEIRO 1º CABO ENFERMEIRO NA GUINÉ said...

O MUNDO FOI CONQUISTADO COM LUTAS MAIS OU MENOS INJUSTAS, COM MAIOR RELEVO PARA OS MINGS, CZARS, ANGLO-SAXONICOS ETC. NÓS PORTUGUESES TIVEMOS A NOSSA COTA-PARTE, NO ULTRAMAR COMO REFERENCIA MAIS FORTE. ESTE SR MARCELINO DA MATA, FOI UM COMBATENTE QUE DEFENDEU AS CORES DA BANDEIRA DE PORTUGAL.DÁ-SE A NACIONALIDADE A QUALQUER BADAMECO, SÓ PORQUE É UM MEDIOCRE DO FUTEBOL,INTEGRA A SELEÇÃO QUE AINDA NADA GANHOU. COMO PODE UM HEROI NACIONAL, ESTAR NA MISÉRIA E, NÃO SER TRATADO MONETARIAMENTE, COMO OS OUTROS OFICIAIS! TENHO VERGONHA DESTES VERMES CORRUPTOS, QUE GOVERNAM ESTE PAÍS, DESDE O 25 DE ABRIL E QUE ROUBARAM A NOSSA DIGNIDADE DE HEROIS DO MUNDO, E DE UM POVO QUE SEMPRE DEFENDEU PORTUGAL CONTRA OS INVASORES. ESTAMOS ENTREGUES A UM BANDO DE CANHALHAS,E A CULPA DEVE-SE EM PARTE, AOS MILITARES DE ABRIL, QUE FIZERAM UMA REVOLUÇAO COM CRAVOS...

4:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home